Páginas

14 de abril de 2014

Bala de Coco Gelada







Ingredientes
1 coco descascado
2 copos de água morna (copo de 200 ml)
1 kg de açúcar
1 colher (de sopa) de vinagre
Modo de Preparo
Bata o coco no liquidificador junto com a água morna e depois coe em um pano limpo. Coloque o leite de coco que você fez batendo no liquidificador, em uma panela e reserve o bagaço do coco que ficou no pano. Na panela junto com o leite de coco, coloque o açúcar e o vinagre. Misture os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver, depois abaixe o fogo (no médio) e deixe uns 20 minutos (veja a foto). Coloque água em um prato e despeje um pouco da bala. Junte a massinha formando uma bala e bata na borda do prato (veja a foto). Quando fizer um som vidrado, está no ponto.
Unte uma superfície de mármore ou granito com óleo, despeje a bala e deixe esfriar uns 10 minutos. Depois vire as pontas para dentro para que elas não esfriem demais e fiquem duras. Antes de esfriar totalmente, retire a bala com uma espátula e agora você vai começar a puxar. O bom é que sejam duas pessoas para puxar (veja a foto). Você vai puxar por uns 10 minutos até a bala mudar de cor e ficar branca. Estique pedaços da bala para ficar comprido e mais fino (veja a foto) e corte com uma tesoura de cozinha em pedaços pequenos. Aqui a bala já está uma delícia, pode comer assim, quentinha é uma delícia, mas para fazer ela gelada, passe para os próximos passos.
Separe as balas e deixe até elas ficarem secas e frias. Depois coloque o bagaço do coco em uma tigela, coloque as balas junto e misture cuidadosamente com as mãos por uns 5 minutos. Após misturar bem tampe a tigela e deixe elas descansarem por 12 horas. Depois desse período, coloque na geladeira para gelar.
Conserve em um recipiente fechado na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário