Páginas

20 de novembro de 2009

Brownies de doce de leite



Brownies de doce de leite

115g de manteiga em pedacinhos - eu usei sem sal, mas ele diz que tanto faz
170g de chocolate amargo ou meio-amargo, picado bem fininho - usei meio-amargo
25g de cacau em pó - usei chocolate em pó
3 ovos grandes
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
140g de farinha de trigo
100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional) - não usei
250g de doce de leite

Pré-aqueça o forno a 175ºC.

Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, de forma que fiquem partes de papel para fora da forma, formando "alças". Se você não tiver uma folha grande papel alumínio (eu tenho, sou o exagero em forma de gente), coloque duas folhas cruzadas. Unte o papel com manteiga ou spray culinário. Eu comecei a untar e o papel dançava cada vez que eu passava o pincel. Daí pincelei um pouco de manteiga entre ele e a forma, grudando-o bem.

Derreta a manteiga numa panela média. Junte o chocolate e mexa sem parar, em fogo bem baixinho, até derreter. Retire do fogo e misture o cacau em pó (a mistura vai parecer sedosa). Junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha. Se for usar, adicione as nozes.
Coloque metade da mistura na forma; vá pingando colheradas de doce de leite (use 1/3 da quantidade) por cima e dê uma misturada leve com um garfo ou faca, sem mexer demais. Coloque o restante da massa de brownie por cima, pingue o restante de doce de leite e proceda da mesma forma - eu fiz de outro jeito: coloquei toda a massa e pinguei o doce de leite por cima e fiz os "rabiscos" com o garfo. Achei que fazer do modo como a receita indica ficaria muito raso e difícil de espalhar o doce de leite.

Asse por 35 a 45 minutos - os brownies estarão prontos quando o centro estiver levemente firme. Retire do forno, deixe esfriar completamente.

Na hora de cortar, se você quiser, pode levantar os brownies da assadeira (usando as "alças" de papel alumínio) e colocar numa pia ou bancada. Fica mais fácil e não vai arranhar a sua forma.

Rend.: 12 unidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário