Páginas

19 de novembro de 2009

Brownies Marmorizados com Doce de Leite


Brownies com Doce de Leite (adaptado daqui)

16 brownies

8 colheres de sopa (115g) de mateiga
170g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara (25g) de cacau em pó (peneire antes de usar)
3 ovos grandes
1 xícara (200g) de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara de doce de leite (obs: já fiz com doce de leite mais molinho, daqueles que vem em potinhos plásticos no supermercado e não ficou bom. O doce ferveu no forno e transbordou sobre o brownie. O bolinho ficou cheio de buracos ocos onde deveria ter doce de leite. Hoje em dia, faço com leite condensado cozido na panela de pressão – coloco a receita no final do post)

Preaqueça o forno a 180 graus. Forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio (eu uso papel manteiga) e unte com manteiga. Se o seu papel não for largo o suficiente para cobrir os quatro lados da forma, corte mais uma tira e coloque as duas tiras formando uma cruz. Pode deixar uma beirada de papel pra fora da forma, depois fica mais fácil de puxar o brownie sem quebrar.

Derreta a manteiga em uma panelinha, sem deixar ferver. Em fogo bem baixinho junte o chocolate e misture até derreter tudo (dá pra fazer esse processo no microondas, se vc souber derreter chocolate SEM QUEIMAR). Tire do fogo e junte o cacau em pó peneirado. Misture bem. Junte os ovos um a um, seguidos do açúcar, da baunilha e da farinha, misturando bem após cada adição.

Coloque metade da massa na forma preparada. Vá colocando às colheradas 1/3 do doce de leite, igualmente espaçado. Passe uma faca deixando a massa se misturar só um pouquinho com o doce. Cubra com o restante da massa e repita com o restante do doce de leite, colocando porções espaçadas e misturando com a faca (tente fazer um desenho marmorizado).

Asse por mais ou menos 40 minutos. O brownie está pronto quando formar uma casquinha brilhante e estiver ligeiramente firme no centro. Se vc espetar um palito, ele sairá úmido e com migalhinhas grudadas. Deixe esfriar bem, retire da forma, tire o papel e corte em 16 pedaços, limpando a faca a cada corte.

Doce de leite da vó

Coloque na panela de pressão uma lata de leite condensado e cubra com água. Tampe e leve ao fogo. Depois que apitar, conte: 10 minutos para doce de leite molinho, 20 minutos para doce de leite médio (eu uso esse para a receita) e 40 minutos para doce de leite de corte. Desligue o fogo, espere sair a pressão da panela antes de abrir e retire. NÃO ABRA A LATA ATÉ ESTAR COMPLETAMENTE FRIA, senão o doce espirra MESMO por causa da dilatação causada pelo calor e pode causar queimaduras sérias. Para fazer o brownie, eu coloco o doce num bowl e dou uma misturada com um garfo para ficar mais cremosinho.

Créditos-thecookieshop

Nenhum comentário:

Postar um comentário