Páginas

1 de agosto de 2010

Bolo fofo folhado


Massa:
6 ovos (gemas e claras separadas)
6 colheres sopa de açucar (se gostar mais docinho acrescente mais 3)
3 colheres sopa de farinha
3 colheres sopa de maizena
1 colher sobremesa de fermento em pó

Na Batedeira bater as clara em castelo, juntar as gemas uma a uma batendo sempre, juntar o açúcar aos poucos, colocar as farinhas também aos poucos batendo sempre, por fim o fermento, envolve e retira da batedeira.


Colocar em forma untada e enfarinhada, (neste caso optei por untar a forma, forrar com papel vegetal e voltar a untar). Levar ao forno a 180º até que enfiando o palito saia seco.


Retirar do forno, desenformar, e depois de frio cortar ao meio, colocar metade do recheio, numa das partes, por cima, a massa folhada, outra camada de recheio, bolo, cobrir com a cobertura e decorar a gosto.


massa folhada:


1 placa de massa folhada estendida na forma do bolo e levada assar até estar bem dourada e estaladiça (pique a massa a meio da cozedura para não levantar) .Use depois de fria apare as pontas para ficar da largura do bolo. Aproveite as aparas para a decoração.


Creme pasteleiro:
1 litro de leite
1 colher de café de essência de baunilha
3 ovos e 1 gema
120 g de açúcar
65 g de farinha (usei maizena)


Retirar uma xícara de leite e ferver o restante com a essência de baunilha.


Bater muito bem os ovos com a gema, juntar o açúcar. Dissolver a farinha na xícara de leite frio e juntar á gemada, mexer bem. Quando o leite estiver frio deitar em fio na gemada misturando muito bem. Levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre.


Retire do lume e espere esfriar antes de usar.


Cobertura:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de agua
3 claras


Ferva a agua com o açúcar até ficar uma calda em ponto de fio.


Bata as claras em castelo firme e adicione a calda quente em fio continuando sempre a bater até ficar bem firme e brilhante. Aplique de seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário