Páginas

2 de agosto de 2010

Minibolo Casamento


Ingredientes
Massa
6 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Recheio 1 lata de Doce de Leite para Corte MOÇA®
2 colheres (sopa) de uva passa preta
2 colheres (chá) de rum
Cobertura 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12g)
25 ml de gordura vegetal hidrogenada (líquida morna)
100 ml de glucose (líquida morna)
1 quilo e meio de açúcar impalpável
Glacê Real 1 clara
250 g de açúcar impalpável peneirado
1 colher (café) de ácido cítrico
Modo de PreparoMassa: Bata os ovosX
OvosOs ovos de galinha são recursos básicos na preparação de pratos tanto na gastronomia ocidental quanto na oriental. Por ser tão importante na alimentação e também responsável pela reprodução de inúmeras espécies, criaram-se muitas lendas sobre o alimento.
[Saiba mais]
com o açúcar até aumentar bem. Diminua para a velocidade baixa e junte o leite. Desligue, peneire sobre a massa a farinha com o fermento e misture delicadamente. Unte uma assadeira e forminhas redondas de 10cm de diâmetro e 6cm de altura. Despeja a massa nas forminhas deixando um dedo de folga para que o bolo cresça. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Recheio: Misture bem o Doce de LEITE MOÇA® com as passas e o rum. Reserve.
Cobertura: Junte à gelatina 150ml de água e após 5 minutos, leve ao banho-maria para dissolver. Para medir a gordura vegetal e a glucose, aqueça-as separadamente em fogo baixo até ficarem líquidas. Junte a gordura e a glucose á gelatina e misture até homogeneizar. Coloque a mistura sobre o açúcar impalpável peneirado e misture levemente com auxílio de uma espátula, ou na batedeira na primeira velocidade, até adquirir uma pasta consistente e branca. Coloque a massa em mesa untada com gordura vegetal e dê o ponto como em massa de pão. Guarde em saco plástico para uso culinário.
Glacê Real: Na tigela da batedeira, misture a clara e uma parte do açúcar impalpável com auxílio de uma colher para que não se formem bolhas. Adicione o ácido cítrico e bata na batedeira, acrescentando o açúcar impalpável aos poucos. Bata durante 10 minutos, até que fique bem consistente e branco. Para obter cores utilize corantes em pasta, gel ou líquido.
Montagem: Quando os minibolos estiverem frios, corte-os em três discos. E, entre cada um, coloque uma colher (sopa) de recheio. Meça a distância ao longo do bolo com um barbante, começando da base, depois na parte de cima, através do alto e então na direção da tábua do outro lado. Dê um nó neste ponto do barbante para marcar a extensão correta. Polvilhe açúcar impalpável na mesa untada. Amasse a pasta até ficar macia e elástica. Abra com auxílio de um rolo, certificando-se que a pasta não está grudando na mesa e colocando açúcar impalpável na mesa quando se fizer necessário. Abra a pasta até que esteja com cerca de 5mm de espessura. Enrole a pasta com o rolo e solte-a como uma cortina sobre o bolo com argamassa. Passe a mão delicadamente sobre a pasta no alto do bolo e friccione a pasta com as duas mãos para alisá-lo, tomando cuidado para não apertar com muita força a fim de não deixar marcas de dedos. Apare as sobras e aperte a pasta contra as laterais do bolo usando um copo com a boca mais larga para baixo.
Finalização: Pegue um minibolo recheado e forrado. Pegue uma porção de pasta e misture um pouco de gordura hidrogenada para deixá-la mais macia. Coloque dentro do injetor e, na mesa, pressione-o para formar cordões. Aplique os cordões sobre a lateral do bolo formando quatro guirlandas. Faça quatro laços e cole com cola comestível no encontro entre as guirlandas. Aplique miosótis no centro dos laços. Aplique uma rosa com folhas no centro do bolo. Com glacê real faça bordados acima das guirlandas e aplique poá em forma de triângulo na base do bolo. Com glacê fluido faça pontos de poá em toda a lateral do bolo. Misture um pouco de anelina em pó dourada com álcool de cereal e com um pincel pinte algumas partes dos laços e da flor central. Coloque mini noivos sobre o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário