Páginas

28 de maio de 2011

Bolo Bêbado

Ingredientes

1½ xícara (chá) de açúcar
3 ovos separados
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
¾ xícara (chá) de manteiga
Primeira calda:
1 cálice de licor de cacau
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de rum
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água
Segunda calda:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
200 g de damasco

Preparo

Na batedeira bata a manteiga com o açúcar e as gemas sem as peles até obter um creme leve e fofo.

Enquanto isso, junte a água, açúcar e o chocolate em pó da primeira calda, coloque numa panela e leve ao fogo até levantar a fervura. Desligue o fogo e reserve a calda.

Ao creme da batedeira alterne a farinha de trigo peneirada juntamente com o chocolate e o fermento em pó, com o leite até combinar tudo muito bem. Despeje essa massa sobre as claras anteriormente batidas em neve, misture tudo delicadamente mexendo de baixo para cima até incorpora-lás à massa. Unte um refratário fundo com manteiga, acomode a massa e despeje por cima a primeira calda ainda quente, misturada anteriormente com o licor e o rum. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 35 a 40 minutos.

Enquanto isso, prepare a segunda calda: Bata no liquidificador os damascos (previamente deixados de molho em meia xícara por cerca de 2 horas) e água até obter uma pasta. Transfira para uma panela pequena, junte o açúcar e leve ao fogo para ferver até tomar consistência de calda. Quando o bolo estiver assado, retire do fogo e ainda quente, espalhe a calda de damasco sobre ele. Transfira para um 'richaud' e sirva acompanhado de uma bola de sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário