Páginas

21 de outubro de 2011

Biscuit - Porcelana Fria

Material
 2 xicaras de chá de amido de milho.
 2 xicaras de chá de cola branca
 1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
 2 colheres de sopa de vaselina líquida
 1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
 Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão) 
• Colher de pau
















NO MICROONDAS::
Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente o amido de milho.
Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xicara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.
NO FOGÃO:
Coloque todos os ingredientes na panela com revestimento anti-aderente (menos o creme para as mãos), misture bem para dissolver o amido de milho. Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa. Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente até ficar macia. Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.
Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado. Sove a massa por vários minutos seguidos.
Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar. Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar. Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.
DICAS
- Sove a massa bem quente.
- A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.
- Utilize pouca tinta para tingir pois a cor escurece de 30% a 50%.
- A massa encolhe cerca de 20% ao secar.
- A secagem demora cerca de 2 dias para esse tipo de modelagem.
- Para retirar a umidade, deixe secar sobre papelão. Caso precise de uma secagem rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parede) por no mínimo 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário