Páginas

8 de novembro de 2013

Mousse de Maracujá no Copinho de Chocolate




Ingredientes *Xícara de café: 80ml *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml
A) Mousse
1. 10 colheres de sopa de suco puro de maracujá (150ml) (3-4 maracujás grandes)*
2. 1 lata de leite condensado
3. 1 lata de creme de leite gelado SEM soro

4. 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor (7g)**
5. 2 colheres de sopa de água (30ml)

B) Copinhos de chocolate
1. 600g de chocolate fracionado (usei Top Cobertura Harald, sabor chocolate meio amargo)
2. 20 copinhos descartáveis de café (usei Qualitá)

C) Cobertura brilhante
1. 2/3 de xícara de café de açúcar
2. ½ xícara de café de polpa de maracujá com as sementes (1/2 maracujá grande)
3. 3 colheres de chá rasas de polvilho (colher de 2,5ml)
4. 1 ½ xícara de café de água (120ml)

*Atualmente estou usando 10 colheres de sopa de suco (150ml) porque os maracujás estão muito ácidos (azedos). Quando estão menos ácidos, uso 11-12 colheres de sopa (165-180ml).

**A lata de leite condensado que usei estava guardada há meses, esquecida no fundo do armário. Quando abri, estava muito consistente, de forma que usei apenas 1 colher de sobremesa rasa de gelatina em pó (3g) e 1 colher de sopa de água para hidratá-la.

Preparo passo-a-passo
A) Copinhos de chocolate
1. Com uma tesoura de ponta fina, dê 5 piques em diferentes locais da borda do copinho plástico (fotos 3b e 3c)*. Após ter feito este procedimento nos 20 copinhos, use o polegar e o indicador de cada mão para corrigir o desnivelamento provocado pelo pique da tesoura, de forma a não se percebê-lo mais (foto 3d). Repita este processo em todos os piques. Isto evitará que o chocolate escorra para a parte externa do copo.


2. Derretimento: Corte 6 retângulos (600g), dos 10, da barra de chocolate Top Cobertura Harald (foto 4a). Corte cada retângulo em 3 pedaços aproximadamente iguais e coloque-os num Marinex redondo grande de 21,5x9,8cm (foto 4b). Leve ao microondas, na potência média, por 2:30 minutos. Retire após 1 minuto e misture com uma espátula de silicone (foto 4c). Volte ao microondas por mais 30 segundos, retire e misture bem. Repita este procedimento até o chocolate derreter completamente (foto 4d)** -- o tempo total varia conforme a potência do microondas. A temperatura final deverá ser menor que 50º (foto 5a).


3. Primeira demão de chocolate: Usando luvas finas de silicone ou látex, ponha uma colher de sobremesa de chocolate dentro de um copinho (foto 5b). Incline a boca do copo para baixo e vá girando-o (fotos 5c e 5d), deixando cair o excesso na tigela, até que o copinho esteja todo forrado de chocolate (fotos 6a e 6b). Vire o copinho de cabeça para baixo numa forma de pizza forrada com papel-manteiga e leve ao congelador por 1 minuto para firmar o chocolate (foto 6c). Retire e reserve (foto 6d). Faça o mesmo procedimento em todos os copinhos e RESERVE-OS numa assadeira forrada com papel-manteiga



4. Segunda demão de chocolate: Repita a operação feita no item 3 para passar a segunda demão de chocolate nos copinhos (foto 7a). Ao terminar, verifique cada copinho para ver se o fundo ou outra parte ficou com pouco chocolate. Caso tenha ficado, acrescente um pouco de chocolate derretido com uma colherzinha de café e leve novamente ao congelador por uns 30-40 segundos. RESERVE os copinhos prontos numa assadeira forrada com papel-manteiga (foto 7b). Passe uma faquinha de gume liso nas bordas dos copinhos para retirar o excesso de chocolate e expor os piques feitos com a tesoura (foto 7c, lado direito). Com delicadeza, segure na borda do copo plástico e puxe-a para baixo, fazendo soltar do chocolate a parte da parede do copo que estava entre dois piques (foto 7d). Prossiga com esta conduta até expor toda a parede vertical do copo de chocolate e poder, assim, remover a base do copo plástico, livrando todo o copinho de chocolate***. Ponha os copinhos prontos dentro de forminhas laminadas e arrume-os no prato de servir. Faça então a mousse.

B) Mousse
No liquidificador: bata o leite condensado e o creme de leite SEM soro por 2 minutos. Adicione a gelatina preparada com 2 colheres de sopa de água conforme instruções da embalagem. Acrescente o suco de maracujá aos poucos e bata até engrossar. Encha um bisnaga plástica com a mousse e esprema uma porção em cada copinho, deixando-a uns 4mm abaixo da borda (foto 8a). Quando terminar, leve para gelar por umas 6 horas ou até firmar a mousse. Passe então para etapa C.


C) Cobertura Brilhante
Depois de firmar a mousse: Em um papeiro, ponha o polvilho e vá acrescentando a água aos poucos até dissolvê-lo; adicione o açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo e mexa até obter um creme transparente (2-3 min.). Acrescente a polpa de maracujá, misture e apague o fogo. Deixe amornar e derrame-o, com uma colher, por cima da mousse, cobrindo-a em toda a extensão (foto 8b). Leve para gelar por mais 1 hora e sirva.

créditos - só receitas simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário