Páginas

14 de abril de 2014

Torta de chocolate com damasco




Ingredientes

Massa

150 g de chocolate meio amargo
120 g de manteiga sem sal
150 g de açúcar
10 ovos
120 g de amêndoas trituradas
70 g de farinha de trigo
10 g de fermento químico
Recheio

300 g de damasco picado
1 copo de água
100 g de açúcar refinado
300 g de chocolate meio amargo
100 g de creme de leite
Cobertura

150 g de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de margarina
1 xícara de açúcar
Modo de preparo

Massa

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione as aos poucos e bata até dobrar de volume. Retire da batedeira e incorpore delicadamente as farinhas e o fermento. Coloque o chocolate reservado até ficar uniforme e junte delicadamente as claras em neve. Derrame a massa em uma forma redonda de fundo removível forrada com papel-alumínio e asse em forno baixo por cerca de 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

Recheio

Em uma panela, coloque os damascos, a água e o açúcar. Depois de levantar fervura, cozinhe em fogo baixo por mais três minutos. Reserve. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, adicione o creme de leite e mexa até o creme ficar homogêneo.

Montagem

Corte a massa em três partes. Reserve. Passe uma camada de ganache na lateral do aro da forma e apoie em um prato. Coloque um disco e espalhe uma camada de doce de damasco. Repita a operação e finalize com a massa. Espalhe o restante de ganache e leve à geladeira por 30 minutos. Retire o aro.

Misture o chocolate meio amargo picado, a manteiga, o açúcar e meia xícara de chá de água e leve ao fogo baixo. Mexa até começar a ferver, desligue o fogo e deixe amornar. Misture bem e espalhe sobre a torta.

Dica: A principal característica da torta Sacher é ter o nome escrito. Você pode fazê-lo com a ajuda de um saco de confeiteiro. O doce de damasco pode ser substituído por um pote de geleia de damasco de boa qualidade.

Rendimento: 1 torta com cerca de 2 kg

* Receita cedida pela Harald

Nenhum comentário:

Postar um comentário