Páginas

11 de agosto de 2014

Bolo de Chocolate com Recheio e Cobertura de Creme de Caramelo

Ingredientes:

Massa

2 chávenas de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de açúcar

6 ovos

1 chávena de chá de leite

6 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de sopa de fermento



Recheio e Cobertura

1 lata de leite condensado

1 lata de leite (use a medida da lata do leite condensado)

60 gr de manteiga

caramelo líquido a gosto

Instruções

Para a massa do bolo, comece por separar as claras das gemas. Bata as claras em castelo com a batedeira, depois de bem batidas adicione as gemas e bata novamente até incorporar as gemas nas claras. Acrescente as 2 chávenas de açúcar e bata outra vez até obter um creme homogéneo.

De seguida, adicione as 2 chávenas de farinha de trigo, as 6 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de fermento e 1 chávena de leite. Bata novamente até incorporar todos os ingredientes e obter uma massa com bastante bolhas de ar.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha, verta a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozer o bolo cerca de 40 minutos em forno médio.

Passado os 40 minutos, verifique se o bolo está pronto, fazendo o teste do palito (espete um palito até ao fundo, se o palito sair seco e limpo, está pronto). Deixe arrefecer e corte ao meio para o rechear.

Depois de o bolo estar arrefecido, prepare o recheio e a cobertura. Para o recheio e a cobertura, coloque um tacho ao lume com 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 60 gr de manteiga e caramelo líquido a gosto (fui acrescentando o caramelo aos poucos, até chegar à cor e ao sabor que pretendia). Deixe engrossar em lume brando, mexendo sempre para não pegar e queimar.

Espalhe uma camada generosa em cima de uma das metades do bolo e coloque a outra metade por cima do recheio. Use o restante creme de caramelo para cobrir o bolo. Decore com chocolate granulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário