Páginas

19 de novembro de 2009

Biscoitinhos de Cortar


Biscoitinhos de Cortar

100g (1/2 xícara) de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 ovo (não deve estar gelado)
2 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de essência de baunilha
Peneire a farinha , o sal e fermento em uma vasilha e reserve.

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo e branquinho. Junte o ovo e a baunilha e bata até ficar cremoso. Junte a mistura de farinha aos poucos e continue batendo em velocidade baixa somente até a farinha sumir na massa. Se ficar muito pesado para bater com a batedeira, misture com uma espátula grande ou com as mãos, mas sem trabalhar muito. Junte a massa numa bola e embrulhe em plástico. Amasse para formar um disco e deixe descansar na geladeira por uma hora.

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo também polvilhado, até ficar com 0,50cm de espessura. Corte com o cortador de biscoito de sua preferência e transfira seus novos amiguinhos para uma assadeira de alumínio. Não precisa untar. Amasse os retalhos e corte tudo de novo, até acabar a massa ou a sua paciência.

O tempo de forno depende também do tamanho e formato dos biscoitos, mas dê uma olhada depois de uns 8 a 10 minutos. Se eles estiverem douradinhos nas bordas, retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma e depios transfira para uma grade. Deixe esfriar completamente para decorar. O rendimento varia muito pelo tamanho dos biscoitos, mas vamos chutar em umas 50 unidades de 8cm, pode ser?

Glacê Real

1 clara de ovo
250g de açúcar de confeiteiro
Bata a clara na batedeira até ficar parecendo uma espuma de detergente. Junte o açúcar aos poucos e bata em velocidade baixa até misturar. Aumente para velocidade alta e bata por uns 10 minutos. Se estiver muito duro, pode ir pingando um pouquinho d’água por vez e misturando até ficar na consistência desejada.

Divida o glacê em potinhos e pingue corante em gel alimentício na cor e quantidade desejada. Cuidado com os corantes vermelho e preto: eles são traiçoeiros e nunca ficam na cor que a gente quer – escurecem depois de uma ou duas horas.

Passe os glacês coloridos imediatamente para saquinhos de confeitar com bico perlê bem fininho (no. 1 ou 2), ou então para saquinhos plásticos tipo ziploc (tem que ser de plástico bem resistente, para não rasgar). Corte a pontinha do saco plástico e deixe a criatividade rolar… O glacê seca completamente em umas 12 horas – mesmo que ele pareça estar durinho, espere esse tempo antes de embalar, guardar ou empilhar, tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário