Páginas

19 de novembro de 2009

Trufas de ratos e olhos humanos


Trufas de ratos e olhos humanos

A massa base para os ratos e os olhos é a mesma: uma ganache bem firme, que pode ser enrolada tranquilamente. Para o formato dos ratinhos, eu me inspirei no livro The Secret Life of Food, de Clare Crespo, que eu tenho há muito tempo e adoro. Essa receita rende uns 6 a 8 ratinhos ou 12 a 15 olhos.

Ingredientes da ganache base
150g de chocolate meio amargo picado
2 colheres de sopa (30ml) de creme de leite/ natas (pode ser de caixinha)
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)


Para os ratinhos
1 xícara de chocolate em pó
confeitos prateados para os olhinhos
confeitos cor de rosa para o focinho
amêndoas para as orelhas
papel preto ou marrom para os rabinhos
Para os olhos

350g chocolate branco nobre ou fracionado de boa qualidade
pasta americana verde
confeitos pretos ou pasta americana preta
Para preparar a ganache

Coloque o chocolate meio amargo picado numa tigela resistente ao calor e derreta no microondas em potência média em intervalos de 40 segundos, mexendo sempre. Ou pode também derreter em banho-maria, se preferir.

Misture bem o creme de leite e a canela em pó até ficar homogêneo. Deixe na geladeira por pelo menos duas horas antes de formar os docinhos.

Para os ratos:

Corte as amêndoas ao meio no sentido o comprimento com uma faca bem afiada.
Coloque o chocolate em pó em um prato fundo e deixe os confeitos à mão.
Com porções de mais ou menos duas colheres de sopa, forme bolas e afine uma das pontas, até ficar uma “coxinha”, ou gota. Role pelo chocolate em pó e repita até formar todos os ratinhos.
Para formar a carinha e as orelhas, é só pressionar os confeitos e as amêndoas no lugar. Coloque os ratinhos em forminhas de papel para doce e posicione tiras do papel preto enroladinho no lugar da cauda.
Se for dar de presente, uma sugestão é colocar numa caixa com furos na tampa, para os ratinhos poderem “respirar”.

Para os olhos:
Abra a pasta americana verde com um rolo apropriado, em superfície polvilhada com maizena ou açúcar impalpável. Com a ajuda de um cortador redondo bem pequeno (mais ou menos 1,5cm), ou de um bico de confeitar (a parte de trás – eese foi o que usei), recorte círculos para fazer a íris do olho. Reserve.
Com a ganache básica, forme bolas de duas colheres de chá.
Derreta e tempere o chocolate branco nobre, ou se for o fracionado só precisa derreter e usar. Para instruções de como derreter e temperar chocolate para banho, recomendo esse link.
Banhe cada bolinha de ganache com a ajuda de um garfo, coloque para secar sobre uma folha grande de papel manteiga e imediatamente posicione um círculo de pasta americana. Com uma gotinha de chocolate derretido, cole o confeito preto para formar a pupila. Repita com todas as bolinhas.
Depois de secos, eu fiz uns risquinhos com canetinhas de corante comestível na íris, para ficar mais “real”.
Sirva em pares (brincadeirinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário