Páginas

17 de junho de 2010

Como Fazer Folhas de Chocolate: Método Caseiro


1. Raspas finas de chocolate fracionado (uso o fracionado branco ou meio amargo da Herald, Top cobertura. A grande vantagem é não precisar temperar)
2. Folhas de papoula (de roseira, hortelã ou outras, que possuam nervuras. Não podem ser venenosas nem conter inseticida)
3. Pincel de cerdas de 4mm de largura (uso Condor nº 4)
4. Faquinha de ponta fina
5. Pinça de sobrancelhas com ponta diagonal

Confecção
1. Escolha folhas bonitas de papoula, removendo-as do pé com o cabinho. Lave-as e enxugue-as bem. Não pode ter água nelas.

2. Em cima de uma tábua de carne pequena, ponha um pedaço de papel toalha de tamanho que possa enrolar as pontas para baixo, para esticar o papel. Coloque as folhas em cima, pelo avesso (veja foto 2-a).

3. Ponha um dedo de água num papeiro pequeno e leve ao fogo para ferver. Apague o fogo. Coloque um pouco de chocolate raspado num dos cantos de um papeiro maiorzinho e ponha este papeiro inclinado em cima do primeiro, com as raspas no canto mais baixo do papeiro (veja foto 2-b). O importante é que o segundo papeiro fique longe da água. Mexa com as pontas de um garfo de sobremesa até derreter metade do chocolate. Aí retire do banho-maria e mexa até o chocolate derreter todo.

4. Segure cada folha pelo cabinho e, com o pincel, passe uma fina camada de chocolate em toda ela, assegurando-se de que tenha chocolate nas bordas e na ponta e que este não extravase para o outro lado da folha. Coloque a folha em cima de um canudinho grosso para que ela não achate no meio com o peso do chocolate (foto 2-c). Leve a tábua e as folhas ao congelador por 3 minutos.

5. Derreta novamente o chocolate. Passe uma boa camada em cima da primeira (foto 2-d). Confira novamente o chocolate das bordas e da ponta. Leve a tábua e as folhas ao congelador por mais 3 minutos.

6. Segure delicadamente cada folha pelas bordas e remova as folhas de papoula puxando pelo cabinho (foto 3). Retire com cuidado os restos destas folhas que ficarem nas bordas com ajuda da faquinha de ponta fina e da parte mais fina da pinça de sobrancelhas de ponta diagonal (isto é mais necessário com folhas de hortelã). As folhinhas, agora, estão prontas para o uso (fotos 1 e 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário