Páginas

17 de junho de 2010

Gelado de Brownie e Sorvete



Ingredientes (receita duplicada, com exceção do brownie)
. 1 caixa de mistura pronta para brownie (uso Dona Benta)
. 2 litros de sorvete de morango

Ganache
. 3 barras de chocolate meio amargo picado (510g) (uso Amaro da Lacta)
. 2 caixas de creme de leite (uso Itambé: é mais consistente)

Decoração
. Raspas de chocolate

Preparo
1. Acenda o forno a 235° (espere pelo menos 10 minutos de aquecimento para pôr o bolo).

2. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular pequena de 30x20x3,5cm.

3. Prepare a mistura para brownie de acordo com as instruções da embalagem (mas use manteiga; com margarina fica ressequido). Espalhe a massa na forma com ajuda de uma espátula de silicone.

4. Leve para assar por 25 minutos ou até que um palito enfiado no meio do bolo saia com uns poucos farelos úmidos grudados nele. Deixe esfriar totalmente sobre uma grade.

5. Desenforme e coloque numa bandeja. Amoleça um pouco o sorvete* mexendo com uma colher e distribua-o sobre o brownie. Leve ao freezer até endurecer o sorvete novamente (cerca de 3 horas).

6. Ganache: derreta o chocolate picado em banho-maria ou no microondas por 2 minutos na potência máxima. Misture o creme de leite. Se empelotar, volte ao microondas por mais 1 minuto e mexa bem. Se continuar empelotado, passe rapidamente no liquidificador. Leve à geladeira por alguns minutos para esfriar, espalhe rapidamente a ganache sobre o sorvete e leve-o ao freezer por 4 horas.

7. Retire do freezer e coloque na geladeira durante 10 minutos antes de servir. Decore com raspas de chocolate** e sirva.

Dica: Se você fizer o brownie na véspera, a confecção fica bem mais simples e rápida. Da segunda vez que fiz, recorri a este procedimento e achei-o ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário