Páginas

25 de agosto de 2011

Bolinha de Queijo Temperada


Massa
2 litros de caldo de frango*
6 xícaras de farinha de trigo

Recheio
600g de queijo mussarela ou provolone em cubinhos

Para empanar
Água gelada
2 xícaras de farinha de rosca

Óleo para fritar

Preparo
1. Em uma panela bem grande, despeje o caldo de frango e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, acrescente a farinha de uma só vez e mexa bem até ficar homogêneo e cozido até o ponto de desgrudar do fundo da panela.

2. Coloque a massa em uma superfície levemente untada e sove ligeiramente assim que o calor da massa permitir. Deixe esfriar.

3. Com a massa já fria, pegue pequenas porções e modele uma bolinha, recheie com um pedacinho de queijo e feche, tomando o cuidado de não deixar nenhum ar entre a massa e o queijo para que a fritura não fique enxarcada e pesada.

4. Passe cada bolinha por água muito gelada, quase congelando, e em seguida na farinha de rosca. Retire o excesso da farinha de rosca e leve para fritar em óleo quente até dourar. Se seguir a receita corretamente e fizer as bolinhas com cuidado, nenhuma irá estourar na hora da fritura. Sirva quente.

*Caldo de frango: a bolinha fica muito mais saborosa se você preparar um caldo de frango caseiro. Você pode cozinhar 1 frango inteiro, com pele e osso. Somente o peito com pele de preferência, ou então a carcaça do frango, pescoço, asa... Ao invés de cozinhá-lo somente em água, bata 4 tomates, 1 cebola e 2 dentes de alho no liquidificador e complete com água suficiente para cozinhar o frango. Junto desse tempero acrescente ainda 2 a 3 folhas de louro, sal e pimenta. Se formar uma espuminha na superfície, retire com uma escumadeira. Esse caldo pode ser feito na panela de pressão por uns 20 minutos ou por cerca de 1h30 na panela comum em fogo baixo. Depois do frango cozido, separe o caldo dos pedaços de carne e folhas de louro e utilize para a massa da bolinha de queijo. Não se esqueça de verificar se o caldo está bem temperadinho, se necessário, acrescente mais sal e pimenta porque esse será o tempero da bolinha.

Dicas: Essa massa também serve para coxinha, para isso é só modelar uma bolinha e fazer o biquinho típico da coxinha e usar o frango cozido no caldo como recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário