Páginas

24 de janeiro de 2014

Torta Gerbeaud

Ingredientes

Massa
2 colheres (sopa) de leite
1 tablete de fermento biológico fresco
3 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal 320g farinha de trigo
190g de manteiga

Recheio
100g de açúcar
Raspas da casca de 1 limão
Geléia de damasco o suficiente para cobrir a massa da torta
200g de nozes moídas

Cobertura
200g de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de manteiga

Modo de Preparo
Massa
Em uma tigela funda, coloque a farinha de trigo peneirada, as gemas, a manteiga, o açúcar, o sal e o fermento diluído no leite. Agregue tudo com a mão até que desgrude dos dedos e forme uma massa homogênea. Divida a massa em quatro partes iguais, envolva-as em plástico filme e guarde-as na geladeira por 24 horas.
Recheio
Misture as nozes com o açúcar e as raspas de limão e reserve. Abra uma das partes da massa em uma assadeira retangular de 32 x 26 cm ou redonda de 27 cm de diâmetro (não há necessidade de untar) e faça alguns furos pela massa com a ponta de um garfo. Cubra a massa com uma fina camada de geleia e, por cima, espalhe 1/3 da mistura de nozes e açúcar. Abra a segunda parte da massa e coloque-a sobre a primeira, cobrindo-a também com uma camada de geleia e mais 1/3 da mistura de nozes e açúcar. Faça o mesmo com a terceira parte da massa. Cubra tudo com a última parte da massa e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C. Tire do forno quando começar a dourar e deixe esfriar completamente.
Cobertura
Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Cubra a torta com o chocolate derretido e leve à geladeira por cerca de uma hora ou até o chocolate endurecer. Dica Se não tiver um limão em casa, nem comece a fazer a Torta Gerbeaud. As raspas da casca proporcionam um sabor sutil e delicado ao doce, que fazem toda a diferença no produto final.

créditos - receitas supreme

Nenhum comentário:

Postar um comentário