Páginas

19 de novembro de 2009

Tipos de Chocolates


O chocolate amargo
É feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias.
- O chocolate ao leite ou chocolate de leite
Leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau.
- A couverture
É o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros, como a Valrhona, Lindt & Sprüngli, Theo Chocolate e outros, com mais de 70% de cacau, e gordura de cerca de 40%.
- O chocolate branco
É feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Inventado na Suíça após a I Guerra Mundial, só foi divulgado nos anos 80 do século XX pela Nestlé.

Chocolate Nobre

O chocolate nobre é o chocolate puro e tem consistência cremosa, sem adição de gorduras Ele necessita de temperagem antes de ser usado.

Chocolate Fracionado

O chocolate fracionado contém uma certa dosagem de gordura, e pode ser usado na produção de "casquinhas" de trufas e copinhos de chocolate. Não necessita temperagem, porém não é indicado para o preparo da trufa pois altera o sabor original do produto. É um chocolate bom para coberturas.

Chocolate Hidrogenado

É o chocolate utilizado geralmente em padarias para cobertura de doces e pães e também para ser colocado em raspas sobre bolos. este chocolate tem alta concentração de gordura vegetal, e o paladar e consistência de margarina. Não é aconselhável seu uso em trufas, bombons e ovos de páscoa, pois tem um aroma forte de gordura vegetal.

As marcas de chocolate mais utilizadas e de melhor qualidade para uso comercial são Garoto, Harald, Mavalerio e Nestlé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário