Páginas

30 de agosto de 2011

TORTA ARCO-IRIS

6 ovos
2 e 1/2 xícaras de açúcar
3 e 3/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara de água
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Para umedecer a torta:
130 ml de suco de laranja

Para os recheios:
1 caixinha de creme de leite
1/2 folha de gelatina incolor sem sabor

Recheio de abacaxi:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
250g de geléia de abacaxi

Recheio de amora:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
Suco de 1/2 limão
100g de geléia de amora

Cobertura e Decoração:
400ml de chantilly
15 morangos médios
1 manga pequena
1 kiwi

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°. Separe uma forma redonda com 26 cm de diâmetro e forre com papel manteiga. Prepare outra forma de sua preferência.
Peneire o açúcar e reserve. Peneire a farinha junto com o fermento em pó e reseve.
Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta por 10 minutos, até triplicar de tamanho. Acrescente aos poucos o açúcar, sem parar de bater. Ainda batendo, adicione, em pequenas porções, a farinha e o fermento, intercalando com um pouco de água de cada vez.
Ao terminar a água e a farinha, desligue imediatamente a batedeira, para a massa não baixar. Misture a baunilha com uma espátula. Despeje a massa na forma redonda, deixando 3 dedos abaixo da borda e leve para assar, por aproximadamente 1 hora, ou até que enfiando um palito, este saia limpo.

Recheio:
Bata por 5 minutos o creme de leite, sem soro, na batedeira. Prepare a gelatina conforme as instruções do fabricante e adicione ao creme de leite, batendo sem parar. Leve para gelar.

Recheio de abacaxi:
Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro duro. Desligue o fogo, acrescente a geléia de abacaxi e misture. Deixe esfriar e adicione 2/3 do creme de leite batido com gelatina e mexa bem.

Recheio de amora:
Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo, mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro duro. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e misture. Deixe esfriar e adicione o restante do creme de leite batido com gelatina e mexa bem.

Montagem:
Desenforme cuidadosamente o bolo já frio. Corte-o, com faca de serra para pão, em 3 fatias. Regue cada camada com o suco de laranja. Recheie a primeira camada com o creme de abacaxi. A segunda camada com o creme de leite condensado e limão. Antes de fechar o bolo, passe a geléia de amora por toda a extensão da última camada, cobrindo assim o creme com a geléia. Leve para gelar coberto com plástico filme, até o recheio firmar.
Corte 10 morangos ao meio, mantendo-os com os cabinhos. Descasque e fatie o kiwi, cortando ao meio cada fatia. Descasque a manga e corte no formato do kiwi. Corte 4 morangos de forma que parem em pé.
Cubra a torta com o chantilly. Arrume os morangos cortados ao meio em volta da torta, depois o kiwi, a manga e por fim, os 4 morangos em círculo e coloque o último em cima deles. Leve para gelar até a hora de servir.

Dica: Atenção, há batedeiras que não suportam mais de 10 minutos funcionando. Se a sua for assim, depois de bater os ovos, dê um pequeno descanso a ela. Aí sim, poderá terminar a receita tranqüilamente.
Aproveite para fazer deliciosos bolinhos tipo muffins com o restante da massa de bolo. Depois de assados, podem ser besuntados com geléia e servidos com café.
Você pode substituir o suco de laranja feito em casa, por combinado de soja e suco natural.
Utilize geléia de boa qualidade, com pedaços da fruta.

Rende: 1 torta (25 pedacos) e 15 bolinhos tipo muffins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário